Há clássico à vista, é já neste domingo à noite. E hoje, os meus amigos benfiquistas estão a comportar-se como deveriam o ano todo. Uma atitude calma, um discurso ponderado e prudente e livre da habitual basófia gratuíta que normalmente lhes inunda o discurso. A este facto não será alheio concerteza o espectro se voltarem a confrontar com a dura realidade que têm vivido nos últimos anos. O falhanço na hora da verdade.
A agravar este estado de alma há aínda a história. A tal história longínqua de que eles tanto gostam e a que recorrem sempre que lhes falta a glória. É que a história diz que nos últimos 20 confrontos a norte a contar para a liga, o benfica (mesmo assim com letra pequenina) venceu 2, empatou 4 e perdeu 14.
Serão campeões, é um facto quase irrefutável. Mas perdoem-me a heresia de pensar que enquanto fôr matematicamente possível isso não acontecer, esse será o meu caminho. Se até há um ano atrás eu defendia a alternância desportiva no campeonato, à data de hoje, mudo o meu pensar. E os culpados são vocês mais a vossa vaidade fanfarrónica e o constante discurso inflamado de quem se julga um deus do Olimpo. Eu tive um sonho, estava a ver-vos a ver Braga por um canudo. Amén.