Nesta quarta-feira europeia dos campeões, quero aqui deixar um testemunho muito pessoal acerca da prestação de ontem do participante Sporting. Claro que, como é do conhecimento da generalidade dos confrades, o verde não é a minha cor clubística. No entanto, eu ainda sou daqueles que faz questão de vestir a camisola dos portugueses quando nos defrontamos contra o resto da humanidade. Admito mesmo, que chego a sofrer com eles, a vibrar com eles, tudo em nome do prestígio da nação. Se no caso do meu FCP as alegrias dos ultimos anos têm sido esmagadoramente superiores aos desalentos, no exemplo dos seus congéneres nacionais o caso muda de figura.
Veja-se o SCP ontem por exemplo. Old Trafford, o reduto do gigante inglês, o mais poderoso club do mundo, uma superpotência do futebol. A lagartagem chega lá, leva na bagagem a atitude humilde típica do nacional-portuguesismo naquele "um empate já era bom" e faz o jogo pelo jogo. Com a benção dos santos do esférico a bola acaba por entrar primeiro na baliza dos bifes num lance que se classifica como um imenso golpe de chouriço, ou então, golpe precioso de pé direito do guarda Abel. E por momentos acreditou-se que era possível brilhar, mas, o resto da história já voces sabem, enfim, é o costume. Claro que no fim do jogo se dizem os habituais «epá, a realidade do Man Utd é muito diferente da do Sporting, a dimensão dos plantéis, são muito diferentes» pois sim, é bem verdade, mas e agora pergunto eu, imaginemos que o sporting até consegue manter o zero a um!? o que se diria no fim? -"tivemos uma sorte dos diabos a lutar contra estes gigantes ingleses"?!? ou seria "fomos superiores; merecemos; jogámos melhor"?? Pois lá está, nós tugas começamos sempre as nossas batalhas a perder, perdemos na atitude, na mentalidade, na forma de encarar as lutas antes mesmo de terem início. Mas afinal o futebol é ou não é um jogo? até parece que para os grandes a bola é redonda e pra nós um trambolho com arestas com que só conseguimos ganhar quando temos ...sorte!
Estas merdas irritam-me. Tambem é por isto que eu sou pelo FCP, ao menos esses correm atrás da sorte, e só assim acontecem os milagres. Boa sorte para logo.