segunda-feira, 12 de novembro de 2007

ESTRELA DA AMADORA


De louvar tb a atitude e garra da equipa do Estrela da Amadora k lutou até ao ultimo minuto.
Para akeles k são fanátikus pelus seus clubes, aki fika a história do clube da terra (de nascença ou não) da maioria dos confrades da confraria da buba.

A fundação do Clube de Futebol Estrela da Amadora remonta a 22 de Janeiro de 1932, quando um grupo de amadorenses, apaixonados por futebol, decidiram criar um clube na Amadora, para que os habitantes da Amadora não tivessem que se deslocar até Lisboa para assistir a jogos de futebol.
O primeiro campo de jogos situava-se na Venteira. Porém, a construção da Igreja Matriz da Amadora nos terrenos do campo de jogos em meados da década de 50, fez com que o Estrela da Amadora se deslocasse para a Reboleira e aí ergue-se um estádio – o actual José Gomes.O equipamento tradicional do Estrela tem camisola com riscas verticais largas verdes e vermelhas, com uma fina risca branca entre elas. Os calções são brancos e as meias verdes. Mas nem sempre foi assim.
Nos primeiros anos da sua história o equipamento oficial era constituído por camisola verde com uma risca horizontal azul. Mas em 1952, um casal brasileiro de visita à Amadora ficou extremamente agradado com a forma amável com que foram recebidos pelos dirigentes estrelistas, que comprometeram-se em enviar dois jogos completos de equipamentos do Fluminense do Rio de Janeiro. A partir de então, o Estrela da Amadora passou a utilizar o equipamento tricolor como forma de agradecimento pelo gesto deste casal.
O Estrela da Amadora tem como pontos altos no seu historial a conquista da Taça de Portugal em 1989/90, a participação na Taça das Taças em 1990/91 - alcançando a segunda fase da competição - e a conquista da Liga de Honra em 1992/93.
Após 13 participações no primeiro escalão do futebol português, a melhor classificação que o Estrela da Amadora obteve foi o sétimo lugar na época de 1997/98.Para mais, foram inúmeros os jogadores que o Estrela formou ao longo doa anos nas suas escolas, dos quais se destacam Paulo Bento, Abel Xavier, Jorge Andrade e Miguel.
O ecletismo sempre fez parte da cultura tricolor. Para além do futebol profissional, o CFEA tem como principais modalidades desportivas o ténis de mesa, a pesca desportiva, a esgrima e o Futsal. Contando actualmente com mais de 6500 sócios, o Estrela da Amadora tem vindo a combater, nos últimos anos, os graves problemas financeiros que atravessa, aliando a redução do passivo com uma excelente campanha desportiva.
Meus amigos palhaços aki fika um pouko da história do Estrela, poix u saber não ocupa espaço!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou SÓCIO Nº 1412 desse clube.
Ah, e com quotas em dia!!!!!

Riquinho disse...

SLB, SLB, SLB, GLORIOSO SLB... hehehe...